terça-feira, 18 de setembro de 2012

Se eu pudesse lhe dizer algo antes de ser mãe.


O vídeo tem algumas respostas que foram surpresa para mim, mas o que mais me espanta mesmo – e na verdade não…rs – é perceber que a tônica é sempre ligada à culpa, à perfeição, ao medo. Essas frases especificamente refletem muito do que sentimos permear nossa maternidade:
“It’s ok to be scared”
“Tudo bem sentir medo”
“It’s ok to want a break”
“Tudo bem querer um tempo”
“You will make mistakes”
“Você cometerá erros”
“Forgive yourself”
“Perdoe-se”
“Take time for yourself”
“Tire um tempo para você”
“Imperfect is the new PERFECT”
“Imperfeição é a nova PERFEIÇÃO”

"O mais engraçado é que antes de ser mãe se eu lesse essas frases elas não fariam o menor sentido para mim, porque algumas coisas você apenas introjeta de verdade vivendo-as. Só sente no coração quando vive tal situação. E é por isso que eu considero a maternidade um divisor de águas na trajetória de muitas mulheres, porque nos fazem refletir sobre toda a nossa vida e nossos valores."

Só depois de me tornar mãe é que eu pude entrar em contato com meus pontos mais internos e perceber o caminhão de culpas e modelos de perfeição que eu carrego comigo. E que, como todas as mulheres, é normal sentir cansaço, é comum ter vontade de sumir e também errar, como em todas as situações da vida, por mais apaixonantes que sejam.
O importante é que nós, mães, mesmo lendo essas frases só agora – e elas realmente significando algo – possamos buscar no fundo de nós esse aspecto de que temos que fazer o nosso melhor, mas que o contexto é complexo demais para achar que seremos responsáveis por todo o bem e todo o mal a nossos filhos é algo utópico. Impossível. Não tem jeito. É por isso que vivemos uma coisa chamada de vida.

FONTES : http://www.coisademae.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Luisa Tavares - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luisa Tavares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo